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  • Thiarlles Boeker Portes

Atenção no preço dos produtos ou serviços!

A pandemia forçou o nascimento de novos empreendedores: fato! Aumentaram, por exemplo, casos de famílias que transformaram suas casas em pequenos negócios, produzindo quitutes como marmitas gourmet e sobremesas, e atendendo na proposta de delivery. Muitos aprenderam, na prática, que no processo do cálculo de precificação entram contas como a de energia, gás e água.

Não é possível pensar em estratégia de mercado com foco apenas na promoção. Os já conhecidos “4 Ps” do marketing indicam a responsabilidade de certificar um ambiente maior, envolvendo preço, produto, praça e promoção.


Um planejamento arrojado e, em certo sentido, até efetivo, envolvendo um produto que não tenha recebido atenção no processo da precificação, pode acelerar o fim de um empreendimento ou empresa. Um mark-up (preço) impreciso, sem a avaliação das devidas despesas, pode propor um valor que não ofereça uma margem de contribuição ideal para atender os custos e lucro.


Em síntese, o dono de um negócio deve estar interessado em sua rentabilidade. Precificar corretamente é contribui para que o investimento inicial alcance seu objetivo. Promover as vendas sem essa ação pode gerar dores de cabeça e trazer prejuízos.


Se preciso, procure um profissional da área financeira para colocar na ponta da lápis gastos com insumos e pessoal, realizar avaliação dos preços na concorrência, buscando entre outros fatores essenciais as informações básicas para formação do seu preço.

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